A anta também vive no Cerrado

.

Anta - maior mamífero terrestre brasileiro


  • Ordem: Perissodactyla
  • Família: Tapiridae
  • Nome popular: Anta, tapir
  • Nome científico: Tapirus terrestris
  • Hábitos alimentares: Folhas e gemas de várias árvores e arbustos, assim como de frutas variadas, ervas e raízes.
  • Reprodução: um filhote, com gestação de aproximadamente 13 meses
  • Período de vida: 35 anos (em cativeiro)

Anta brasileira
anta-brasileira encontra-se como “vulnerável” na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e “criticamente ameaçada” em alguns estados brasileiros, como Paraná e Minas Gerais. O tipo de ameaça que sofre é a destruição de seu hábitat, a caça, o fato das populações estarem isoladas e em declínio. Entretanto, no Brasil a lista oficial do IBAMA não inclui a anta entre os animais ameaçados em extinção (IN 03/2003 MMA).
Apesar de não ser considerado animal ameaçado de extinção pelo IBAMA, a anta, como muitos outros animais, perde áreas de habitat com a devastação de florestas e matas. A caça para alimentação e esporte, que ocorre em algumas regiões, também a ameaça.
Sua carne é saborosa, e a pele muito apreciada.
Mede 1,10 m de altura e 2,20 (a fêmea) ou 2 m (o macho) de comprimento. Pode atingir até 300 kg.
Ocorrência: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
Mamífero da espécime dos perissodá(c)tilos, ordem de ungulados em que o número de dedos funcionais se reduz a três, ou a um. As antas são classificadas com outros perissodáctilos como os burros, cavalos, rinocerontes e zebras.

Anta-as patas e a tromba
A tromba e as patas 
Esses animais possuem uma pequena tromba que tem a mesma função da tromba do elefante (embora bem menor, atingindo no máximo 17 cm), ela auxilia na alimentação proporcionando ao animal agarrar e arrancar ramos e folhagens, farejar e apalpar.

A anta é um animal extremamente inteligente


“Foram feitos cortes no cérebro de antas mortas para fazer contagem de neurônios. E foi descoberto que este animal tem uma concentração de neurônios gigantesca, o que que é um animal extremamente inteligente. Já foi feita uma comparação com elefante. Sabe aquela história do ditado, memória de elefante? Foi feito com elefante e o resultado foi o mesmo: enorme concentração de neurônios, ou seja, um bicho que é extremamente inteligente, tem uma super memória, lembra de tudo. A anta é a mesma coisa”. Fonte: Globo Repórter - GI
.

A anta e seu filhote

.

A anta tem uma grande força muscular

Clique nas imagens para ver os filhotes em detalhe maior - efeito LightBox


O filhote apresenta uma pelagem marrom com listras e/ou manchas brancas, que até atingir a idade adulta, vai se transformando em um couro cinza escuro e grosso É o único representante da família dos tapirídeos na fauna silvestre brasileira, cuja família é de grandes perissodátilos que têm pernas relativamente curtas e pequena tromba. De hábitos solitários, são encontrados juntos apenas durante o acasalamento e a amamentação. A fêmea tem geralmente apenas um filhote, e o casal se separa logo após o acasalamento. A gestação dura de 335 a 439 dias. Os machos marcam território urinando sempre no mesmo lugar. Além disso, a anta tem glândulas faciais que deixam rastro.
Quando ameaçada mergulha na água ou se esconde na mata. Sua defesa está no pescoço robusto, na densa crina e em sua capacidade de penetrar matas densas com grande velocidade. Ao galopar derruba pequenas árvores, fazendo muito barulho. Nada bem, e sobe com eficiência terrenos íngremes.
As antas possuem uma visão muito fraca e normalmente percebem apenas objetos em movimento, mas sua audição e olfato são muito desenvolvidos, fazendo com que seus meios de comunicação baseiem-se principalmente, nos sinais acústicos e odores. A sinalização territorial é baseada nos caminhos percorridos habitualmente.

A anta toma banho de lama

.
A anta toma banhos de água e lama para se livrar dos insetos
A anta toma banho de água e lama apara se livrar dos insetos
Vive perto de florestas úmidas e rios: toma frequentemente banhos de água e lama para se livrar de carrapatos, moscas e outros parasitas.
Alimenta-se de folhas e gemas de várias árvores e arbustos, assim como de frutas variadas, ervas e raízes.
É um bicho pacífico, tímido, solitário e mais ativo durante à noite do que de dia. Ele se esconde durante o dia e sai a noite para comer.
Apesar de pacato é um animal bastante barulhento. Emite diferentes tipos de vocalizações, com seus respectivos significados. O guincho estridente demonstra medo, apaziguamento e dor; o estalido, utilizado na identificação de indivíduos da mesma espécie; e o bufo, emitido quando o animal está agressivo.

Fotos: João Bosco Nazareno, APPHOTOS, Edson Silva

.

4 comentários:

  1. Não sabia a respeito da pele da anta ser utilizada. Gestação longa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem.
    Meu pai contava que meu avô teve uma anta doméstica. Ela foi achada pequenininha, sozinha, e foi criada pelos meus avós. Para dormir era preciso colocar junto dela um pano qualquer que tivesse o cheiro dos seus donos. Só assim ela ficava sossegada.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Legal de mais
    Eu gosto muito de anta
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma