Época das flores da paineira


.
Elas estão por toda parte da cidade nesta época do ano. Contornam avenidas com suas flores rosa, prazer para os olhos e alma.

"Pela primeira vez em sua história Goiânia conta com um Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). Trata-se de um documento de suma importância, que traça um diagnóstico preciso da arborização presente nas vias públicas da cidade (calçadas, ilhas, praças) e determina todas as diretrizes para o plantio, a poda e a retirada de árvores nessas áreas. Elaborado pela Gerência de Arborização Urbana da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), o plano ajudará a preservar as 950 mil árvores presentes nas vias públicas da cidade, e que fazem de Goiânia a capital estadual com maior número de árvores por habitantes do Brasil (0,79 exemplar por habitante), superando Curitiba (0,17) e João Pessoa (0,06). Em breve, o PDAU será transformado em instrução normativa pela Amma.Outro ponto importante do plano é que ele pode ajudar a acabar com os problemas de árvores que interferem nas fiações elétricas, quebram as calçadas e geram outros transtornos aos cidadãos. Isso acontece porque o plano recomenda as espécies mais adequadas para cada tipo de área, alerta sobre as variedades menos adequadas e sobre as formas corretas de plantá-las e cultivá-las. Conforme o PDAU, 5% das árvores das vias públicas da cidade (cerca de 47 mil exemplares) precisam ser monitoradas, pois estão com o ciclo de vida avançado e merecem cuidados especiais.O plano também mostra que há 382 espécies de árvores diferentes nas vias públicas de Goiânia." Ler mais em AMMA - Prefeitura Municipal de Goiânia.

As paineiras que arborizam as ruas da cidade estão em plena florescência. Algumas já completaram o ciclo da florada, outras atrasadas ainda permanecem com as folhas que vão caiando pouco a pouco para dar lugar as flores. As mais afoitas totalmente despidas das folhas já mostram seus frutos, são cápsulas verdes parecidos com o abacate se vistos de longe e que, quando maduros, liberaram as sementes envoltas em paina. Mesmo antes dos frutos amadurecerem os periquitos e outras aves perfuram e roubam as sementes. É uma época de muita fartura para eles que, com alegria e muito alarde, faz-se ouvir de uma boa distância a sua gritaria.

Fotos: ElmaCarneiro

Veja a postagem Época das plumas feita em 30 de agosto de 2009 com fotos da mesma paineira mostrando todo seu ciclo até as painas, no link da imagem abaixo.

Clique na imagem.

.

2 comentários:

  1. Hello, I'd like to use one of your photos on the cover of a music score. I don't see a way to contact you here, nor do I speak Portuguese. Can you email me?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes Edgar Girtain, lV, you can use any photo of me I feel very happy.
      There is a form in the sidebar to contact this space.

      Thanks for visiting.
      Elma

      Excluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma