O canto e o choco da Rolinha fogo-apagou


.
Aqui o canto dessa rolinha quando estava no uma  se comunicam enquanto a outra responde de longe. Apesar dos poucos recursos,  consegui gravar bem de perto numa varanda a uns 3 metros de distancia  o que somou 1 minuto e 8 segundos e apresento a gravação na íntegra ou seja, sem interrupção. Mas, percebo que haviam filhotes no ninho. Ouça.
.
.
Ouça o  canto da Rolinha-fogo-apagou
.

Essa é a rolinha que estava  chocando no ninho e cantando
A característica mais marcante desta espécie é o padrão escamoso de suas penas que ajuda na sua camuflagem.
Presente nas regiões Nordeste, Centro-oeste e nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Encontrado também da Guiana Francesa e Venezuela ao Paraguai e Argentina.
. .
  • Reino: Animalia 
  • Filo: Chordata 
  • Classe: Aves 
  • Ordem: Columbiformes 
  • Família: Columbidae
 .
A fogo-apagou é uma ave monogâmica, também chamada de  rolinha  possui hábitos geralmente discretos, que anda em casais ou pequenos grupos pelas bordas de matas, cerradões, pomares, parques e outros tipos de vegetação, excluindo-se os muito abertos ou muito fechados. Seu silêncio só é quebrado pela vocalização, que a ave só emite empoleirada em locais bem escondidos, e pelo ruído produzido pelas asas quando a ave alça voo como o chocalho de uma cascavel.
São vistos nos  terreiros das chácaras, cidades e parques.  constrói seus ninhos em jardins, pomares e vigamentos internos de telhados. Faz um ninho de capim e gravetos e choca dois ovos pequenos e brancos. Alimenta se de sementes frutinhas e ate formigas. 

Um casal de rolinha fez ninho na varanda e estava chocando. As vezes revezavam  no ninho, outras, dividiam o  mesmo pequeno espaço como mostra o registro na foto.

Esta é a rolinha que estava cantando no ninho
As rolinhas fogo-apagou dividem o ninho durante a choca

.
 Fotos de Jane Carneiro
.

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma