Animais em circo

.

Blogagem coletiva de Sonia Mascaro, criadora do Ecological Day do blog LEAVES OF GRASS em parceria com Caliandra do Cerrado

Circo com animais
"NÃO TEM GRAÇA - OS ANIMAIS NÃO SÃO PALHAÇOS"

Foto : Carlos A. Mascaro


Sábado, 25 de Abril de 2009 Sonia Mascaro do blog Leituras&Imagens, apresentou uma postagem colorida intitulada, "Circo no Interior (Circus in the countryside)" .
Num dos comentários o colega blogueiro Jorge Pinheiro (Portugal) do Espresso da Linha escreveu:
— SÃO FANTÁSTICOS ESTES CIRCOS DE PROVÍNCIA. PENA CONTINUAREM A USAR ANIMAIS.

Ao que Sonia Mascaro respondeu:

— Esse circo não apresenta números arriscados e nem animais, é só Circo Teatro. Nesse dia, como indicava a placa, a peça era "Piska Piska e o Poder de Átila" .

As grandes atrações dos circos até alguns anos atrás eram os seus animais selvagens domesticados, o público era atraído pelos elefantes que subiam em banquinhos, macacos que fazem diversos truques, cachorros que dançam e tigres que pulam por arcos de fogo, animais perigosos e selvagens que se comportam como um leão de estimação.

Esses animais são presos em cativeiro e muitas vezes mal-tratados, além de receberem alimentação inadequada, pois a alimentação de um tigre, um elefante, um urso ou mesmo um leão é bastante dispendiosa. Outro argumento valido e real é de que os animais ficam trancafiados em espaços pouco maior do que o próprio corpo a maior parte de suas vidas.

Quando velhos, os animais são vendidos para zoológicos, indivíduos que os usam como adicional de ganha pão (animadores de festas infantis) ou para laboratórios. É óbvio que uma vez que suas "carreiras" estão terminadas, esses animais não têm muita esperança de uma vida feliz. Suas vidas terminam nas mesmas condições em que viverem: confinamento, dor, submissão e sofrimento.

Tigre em um circo americano

Essa imagem absurda de um leão de 222 quilos cavalgando nas costas do apavorado cavalo fica ainda mais absurda quando ao passarem por um anel, ambos levam uma chicotada do treinador para continuarem a se mover. Há também um outro número com o mesmo cavalo e um tigre.

Apresentação de humilhação animal produzida pela China. O mesmo país que apresentou ursos em bicicletas agora apresenta leões cavaleiros.”

Entretanto a evolução também trouxe a consciência do sofrimento dos animais que são presos nos circos, e muita controvérsia se gerou em torno do tema, de tal forma que aos poucos o uso de animais no circo tem sido abandonado de forma gradativa.

Os circos sem animais valorizam seus artistas, que sozinhos conseguem maravilhar a sua platéia. Esta é a evolução natural do circo, prestigiando o ser humano. Diversos países já optaram pela proibição e, no Brasil, 05 estados (Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e cerca de 50 municípios já deram o exemplo e não permitem apresentações circenses com animais.





CLIQUE AQUI E VEJA ESSA APRESENTAÇÃO EM FLASH

aguarde o download que vale a pena ver

Joyce
Bambi
Madú

Vá a circos sem animais

Animais são transferidos de um zoológico para outro em caixas por 15 h numa viagem extressante de 700k . Veja na postagem Os zoológicos e seu fim, clicando na imagem abaixo.

11 comentários:

  1. Elma, ótimo o post sobre os animais no Circo. Sempre tive a maior compaixão ao ver esses animais (principalmente os selvagens) se apresentarem em números muitas vezes arriscados! Me lembro bem de ouvir o estalo do chicote do domador de leões ou tigres... Acho que os circos devem banir para sempre a presença de animais, principalmente os selvagens.
    Parabéns por este post tão interessante! E obrigada por hospedar o Ecological Day mais uma vez.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado, Elma. A crueldade e a ganância dos donos de circos, principalmente os grandes,é uma prática que precisa ser abolida.Elas querem ganhar à custa dos animais e tirando o emprego dos artistas !É muito raro encontrarmos um circo-teatro,com palhaços e malabaristas, com toda a magia que o circo possuía.Estamos perdendo os animais e a magia, o sonho...
    Tua postagem está excelente!
    bjs
    P.S.tem e-mail p/ti,viste?("intabo")

    ResponderExcluir
  3. Elma, muito bem lembrado, é uma crueldade tirar estes animais de seus habitats naturais para confiná-los em jaulas e fazê-los trabalhar em acrobacias que não tem nada a ver com a natureza deles. Sem falar que mesmo em seus habitats naturais eles também estão desaparecendo, pois o ser humano não respeita seus espaços e muitas vezes os mata para ocupa-los. Ainda bem que os safáris pararam, pelo menos oficialmente.
    Excelente post como sempre, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Hoje com as TV especializadas em filmes de animais não há mais razão para exibirem animais em circo! Circo é lugar de palhaço!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Florianópolis é proibido circo com animais desde 1998.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Elma, muito bom voltar e poder apreciar novamente suas belas e interessantes postagens.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. sempre muito triste estas maldades que fazem com estes animais... fico revoltada com tudo isso. animal foi criado para estar ao ar livre e não em cativeiros !!! parabens, bela participação desta blogagem coletiva.

    bjocas

    ps:tbm estou participando, passa lá para dar uma olhadinha!!!

    ResponderExcluir
  8. Elma,
    Primeiramente, obrigada pelas visitas e comentário no Fauna do Cerrado!
    Gostei muito, muito do seu blog!
    Quanto à postagem, está ótima. Ainda bem que o circo tem evoluído ( mesmo que muito devagar) e muitos tem deixado de usar animais em seus números. Mas é preciso cobrar que as autoridades proibam terminantemente o uso de animais em circos. Sempre achei que era muita crueldade com os animais: nas apresentações e nos treinamentos para chegarem a tais níveis de obediência durante as mesmas.
    Abraços,
    Iliana Rosa

    ResponderExcluir
  9. circo piska voce vende este circo por R$5.000 que quizer mais pode ser/contato]3432-3463/3411-1882/

    ResponderExcluir
  10. Os circos são uma ótima diversão e nos mostram o talento e a criatividade das pessoas. São acessíveis ao grande público e levam saberes e histórias centenárias a todos os cantos, mesclando a cultura de vários países. Mas sujeitar um animal a uma vida de prisão e comportamentos anti-naturais não pode ser a nossa diversão! Quantos circos se reinventaram, aposentaram seus animais dignamente e hoje, continuam suas apresentações fazendo pessoas felizes com o show de outras pessoas!


    COMO VOCÊ PODE AJUDAR?!
    Não ir à Circos que usem animais em suas apresentações. Pois os circos só existem por causa de seu público. Talvez sem o público, os responsáveis pelos circos se conscientizem de que as pessoas não estão interessadas em apresentações feitas à base de sofrimento e comecem a pensar em outros tipos de atrações.

    ResponderExcluir
  11. AMIGA A INTERAÇÃO DE AMIGOS POSTOU NO DIA 03 DE JULHO UMA REPORTAGEM SOBRE A RECILAGEM. NÃO PUDE VIR TE AVISAR ANTES POR NÃO TER TEU LINK,. MAS O PAULO ME PASSOU PARTICIPO DA ECOLOGIA DAY DA SONIA E QUERO PARTICIPAR DA SUA TBÉM.
    7UM GRANDE ABRAÇO
    SANDRS

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma