Jalapão - Um deserto no cerrado


O Estado do Tocantins foi criado por determinação da Constituição de 1988, a partir da divisão do Estado de Goiás (parte norte e central). Mas a ideia de se constituir uma unidade autônoma na região data do século XIX.

O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis, situada a leste do estado do Tocantins, com temperatura média de 30ºC, tem área total de 34 mil km², cortada por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.

"Brasil, um lugar abençoado por natureza. Bem no centro deste país, no estado do Tocantins, encontra-se um paraíso natural de beleza única: o Jalapão, um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura. No mundo, com certeza, não há cenário igual.

A região do Jalapão é um lugar de descobertas permanentes. Em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, surgem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas.

 Neste cenário, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão. Seria um deserto, se o Jalapão não fosse também um paraíso das águas e um lugar onde a presença de flores e animais exóticos salta aos olhos. Um convite à contemplação e à aventura." Fonte: Jalapão Tocantins

Um verdadeiro oásis perdido no meio do cerrado. Seu nome Jalapão, se origina de uma planta muito comum da região: a erva jalapa-do-brasil.

Cachoeira da Velha.

Mais informações no link do texto

A maior cachoeira do Jalapão é o símbolo imponente de uma região rica em águas. Com 20 metros de largura e um pequeno canyon, a cachoeira representa a exuberância da natureza do Jalapão.

Eco – turismo


Dunas no Jalapão


É formada por serras, chapadões e morros, onde se escondem cavernas e formações exóticas; rios de águas cristalinas, com praias paradisíacas e cachoeiras volumosas; campos repletos de flores e animais silvestres. É uma região semi-desértica, que mescla dunas de areias brancas em meio ao Cerrado e convida os aventureiros e amantes da natureza à prática do turismo ecológico.

O agente Troy Glennon, da “Go South Adventures”, embora já tenha visto dunas no Peru, disse que as Dunas do Jalapão são “únicas no mundo” por serem cercadas de vegetação típica, por buritizais e por serras de formação especial (os platôs).


O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001, abrange uma área de quase 150 mil hectares, sendo o maior parque estadual do estado do Tocantins A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas.


Fotos: Rubens Galvão, Fernando Zarur - Outras: Web

.

6 comentários:

  1. Isso tudo é muito lindo. Espero poder ainda conhecer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Tudo é maravilhoso.
    Passe em meu blog, estou fazendo um texto com nomes de alguns. Venha conferir e achar o seu???
    Bjs
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Elma, que lugar maravilhoso, um verdadeiro paraiso...e é interessante ver a coexistência do deserto com o "oasis" de vegetação tão rica e variada. As fotos são de uma beleza de tirar o fôlego.
    Parabéns por mais esta jóia de post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Elma do Cerrado,

    Muito legal a postagem.
    Deu vontade mesmo de conhecer e fazer um safari fotográfico.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Elma, bo tarde!
    Tudo bem com você?
    Agora que estiou de volta preciso colocar a leitura em dia, RS
    Lindo esse lugar, quero conhecer também!

    Beijos...
    Paulo Ka

    Ps.: Ah, deixei um selo p/ vc em meu blog!

    ResponderExcluir
  6. Escrevo p\ mim mesma, a uns tempos atrás escrevi um romance cuja história se passa na chapa do Jalapão, Quando estou entediada procuro meus cadernos e leio minhas histórias de fantasias, e a q mais gosto de reler é "O Homem de Três Séculos" são 6 cadernos escritos á mão, mais eu acho linda minha história. O enredo é a vida na chapadas nos tempos da escravidão , a saga de um negro escravo nasce no fim do século 19, fugitivo ele atravessa o século 20 e entra no século 21, morrendo de velho, amado e compreendido pelos seus vizinhos e amigos de aventuras.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma