Papagaio verdadeiro - uma ave inteligente


.

.
.

Foi hoje, neste domingo que estive em contato com esse papagaio chamado Louro. Ele é domesticado, alegre, barulhento e considera como bando as pessoas da casa. Enquanto eu fotografava, ele se comunicava comigo o que pode ser visto nas suas expressões, repetia minhas palavras, assoviava e andava entre um galho e outro de uma árvore nos fundos da casa. Ele não voa mais, possivelmente jamais voará desde o dia em que fugiu de casa onde vivia e foi parar onde ele está e nunca mais saiu do seu poleiro. É muito bem alimentado e cuidado, dorme dentro da casa para não ser pego por gatos dos visinhos.
Para fotografar o Louro, pedi aos donos que o colocasse numa árvore do quintal ao lado da casa. Eu não queria fotografá-lo na área dos fundos onde ele fica o dia todo empoleirado, queria vê-lo integrado com a natureza para observar e apreciar melhor suas reações. Imediatamente ele cortou com o bico um pequeno galho (na 2ª foto) e começou a comer, segurando com uma das patas num gesto expontâneo e natural. Foi um passeio e tanto para ele que não queria sair dali e começou a pular de galho em direção aos mais altos, mas, infelizmente ele não pode ficar em liberdade total porque não saberia se defender como as outras aves acostumadas a viverem soltas. Chegou a hora de levá-lo para dentro e ele começou a relutar por sair dos galhos, arrepiou as penas, a cauda se transformou em um leque de cores vermelhas, amarelas e verdes, fez muito barulho e se negava a dar o pé para ser retirado de lá. Ele se sentia plenamente integrado àquele meio, entre as folhas verdes da árvore.
 As vezes eu o perdia de vista  porque era o verde com o verde e ele se mesclava com as folhas.

❖❖❖

O Papagaio-verdadeiro é uma das espécies mais belas e inteligentes de aves do planeta e sua expectativa de vida é de oitenta anos. É receptiva, inteligente e possui exímia capacidade de imitar sons humanos. Devido ao “dom da fala”, o papagaio-verdadeiro é muito procurado pelos homens, para servir de ave de estimação, e é apelidado de Louro. Centenas deles são capturados e comercializados clandestinamente em feiras e mercados.
..
clique nas miniaturas - efeito LightBox


.
Sua alimentação na natureza é a base de castanhas, frutas silvestres e sementes, principalmente leguminosas. Procuram seu alimento tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos frutíferos. Ao subirem na ramaria utilizam o bico como um terceiro pé; usam as patas para segurar a comida, levando à boca.
Após 5 anos de vida os papagaios procuram formar um casal, que se torna fiel por toda a vida. Este casal procura um oco de árvore e palmeiras ou ainda cupinzeiros de grande porte, onde preparam o ninho com madeira roída pelo forte bico, na época reprodutiva a fêmea coloca 3 a 4 ovos que são chocados durante 28 dias por ambos os pais, que também se revezam no cuidado com os filhotes que dura até a postura do próximo ano.

Wiki

Fotos:Elma Carneiro

.
Você conhece o pássaro João-bobo que de bobo não tem nada? Ele tem uma cabeça enorme, desproporcional ao corpo, possui um bico grande e forte para comer suas presas e além do mais   é bem esperto quando se finge de morto para escapar dos seus inimigos. Vai lá que ele te espera na maior calma.
 Clique na sua cabeça e chegue até lá.

.

.

.
. .

2 comentários:

  1. Lindíssimas fotos! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Lindas suas fotos! Mas a espécie do papagaio em questão é papagaio-do-mangue ou curica (Amazona amazonica), uma das espécies mais sociaveis. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma