O ipê-rosa é uma árvore Bignoniaceae nativa da América do Sul com bastante ocorrência no Cerrado do Centro Oeste do Brasil.
É o primeiro dos ipês a florir no ano, iniciando em Julho estendendo-se até o mês de Setembro quando a planta fica totalmente despida de sua folhagem para depois vestir-se de numerosas flores rosa recortadas em forma de sino
Frutifica nos meses de setembro até início de outubro. É uma árvore alta, que alcança de 10 a 20 m de altura, com tronco de 40-80 cm de diâmetro e possui grande copa .
Este exemplar com mais de 20 metros de altura vive nas proximidades, ou melhor, bem em frente a varanda da casa na propriedade rural de minha irmã que fotografou suas flores no dia 14 de julho, bem no dia do seu aniversário como se recebesse um presente da natureza para seus olhos contemplativos.
A casca está entre os produtos mais procurados de poder medicinal, usada no combate ao câncer e inflamações. O extrato da entrecasca tem o poder de inibir o crescimento de tumores malignos e ao mesmo tempo reduzir a dor. Da entrecasca faz-se um chá usado no tratamento de gripes e como depurativo do sangue.
As folhas são utilizadas contra úlceras e diabetes. Suas flores servem de alimento para insetos, aves e até macacos.
.
Tem a beleza da sucupira preta também: http://curvelofaunaeflora.blogspot.com.br/2016/08/e-tempo-de-bowdichia-virgilioides.html
ResponderExcluir