Paisagens do inverno no Cerrado

.
.

O inverno no Cerrado

.

Típico de regiões tropicais, o Cerrado apresenta duas estações bem definidas: inverno seco e verão chuvoso:a estação das chuvas, vai de outubro a março, e a da seca, que vai de abril a setembro.
A maioria das árvores perdem suas folhas e a vegetação rasteira toma a aparencia seca e sem vida, porém, a água parece não ser um fator limitante para a vegetação do cerrado, particularmente para o seu estrato arbóreo-arbustivo. Como estas plantas possuem raízes pivotantes profundas, que chegam a 10, 15, 20 metros de profundidade, atingindo camadas de solo permanentemente úmidas, mesmo na sêca, elas dispõem sempre de algum abastecimento hídrico. No período de estiagem, o solo se desseca realmente, mas apenas em sua parte superficial ( 1,5 a 2 metros de profundidade).



Fotos: Elma Carneiro

.

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma