Cerrado - a lenda do pequi


Pequi - fruto do Cerrado

.

Todo goiano ama

.
Pequizeiro florido
Flor do pequizeiro - foto de Roberto Okamura
Texto da escritora goiana Marieta Telles Machado.

Das tuas lágrimas nascerá uma planta que se transformará numa árvore copada. Ela dará flores cheirosas que os veados, as capivaras e os lobos virão comer nas noites de luar. Depois, nascerão frutos. Dentro da casca verde, os frutos serão dourados como os cabelos de Uadi. Mas a semente será cheia de espinhos, como os espinhos da dor de teu coração de mãe. Seu aroma será tão tentador e inesquecível que aquele que provar do fruto e gostar, amá-lo-á para jamais o esquecer. Como também amará a terra que o produziu.

Galhos de do fruto - foto de Vilson Volpato
Todos os anos, encherei, generosamente, sua copa de frutos, que os galhos se curvarão com a fartura. Ele se espalhará pelos campos, irá para a mesa dos pobres e dos ricos. Quem estiver longe e não puder comê-lo sentirá uma saudade doida de seu aroma. Nenhum sabor o substituirá. Ele há de dourar todos os alimentos com que se misturar e, na mesa em que estiver, seu odor predominará sobre todos. Ele há de dourar também os licores, para a alegria da alma.





4 comentários:

  1. Sou Goiano do cerrado mesmo. Uruaçu go, adorei seu artigo.Adoro nosso cerrado,ja trabalhei com reflorestamento e reprodução vejetal na Usina Santo Antonio em Porto Velho-Ro e aposentei recentemente pela ODEBRECHT na usina de Belo Monte. Nunca, mas nunca mesmo, vi um Bioma tão diversificado como o do nosso CERRADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei pelas cidades de Santa Terezinha de Goiás,até Goiânia, fiquei encantado pelas belezas naturais! Sou de São Paulo - Capita -Oladeir Mariano.

      Excluir
  2. Pequi. E. Tudo de. Bom. Plntei a. Sementes. Tenho 4 pe

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma