Árvore -do-chá


Esse arbusto fica no final da rua onde moro. É a Malaleuca. Dizem que ela veio da Austrália para o Brasil.
Tem a florada no inverno, suas flores perfumadas atraem as abelhas e no centro oeste do Brasil, está em plena floração.
Conhecida como tea tree, árvore de chá, óleo de malaleuca, e seu óleo essencial é retirado das folhas.

Árvore-do-Chá é um arbusto pertencente ao género Melaleuca, também conhecido como "mirto-de-mel", dos quais incluem as espécies M. alternifolia e M. leucadrendron. Ambas as variedades são utilizadas na medicina, apesar do seu nome, não têm qualquer relação com o que comumente conhecemos como chá.


Tive a curiosidade de mastigar a folha que tem um perfume e sabor que lembra o eucalipto - (Eucalyptus), porém mais forte. É saborosa e nota-se a presença do óleo que permanece impregnado na boca por várias horas.


Do gênero Myrtus Tonnef, por sua vez, do latim myrtus; alguns sugerem do grego myrtos - perfume - devido ao aroma exalado pelas flores. Seu poder de cura foi descoberto com os aborígines que viviam na Austrália; observou-se que quando se banhavam em um lago onde havia essas árvores em sua margem, muitas infecções eram curadas, porque as folhas caiam no lago e o óleo se soltava "nutrindo" . Contém propriedades bactericida, anticéptica, cicatrizante e fungicida.
Entra na composição de sabonetes, pomadas e pós-anticépticos e antimicóticos.

tronco_maleleuca-Tea_Tree
Tronco da Árvore-do- Chá (Tea Tree) - Maleleuca
Lembra uma árvore de papel e chequei a imaginar que fosse uma espécie do papiro. Se submetido ao fogo, seu tronco queima como uma tocha em virtude de seu teor oleoso. As árvores de meleleuca, não possuem quase praga nenhuma que as afeta, devido seu poder bactericida e fungicida fortes. O tronco da árvore adulta é revestido com uma textura parecida com uma cortiça e sua altura fica em torno de seis metros de comprimento.

Embora os Arborígenes australianos o utilizassem desde tempos remotos, oficialmente só foi registado na década de 1920, quanto as análises efetuadas revelam enorme eficácia deste óleo. Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados australianos usavam-no como desinfetante.

Fotos:Elma Carneiro

.

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma