Os zoológicos e seu fim

.
Notícia dada no (Portal de notícias da Globo) GI-globo.com/notícias de hoje deixa-me indignada e passo a questionar a causa de animais arrancados do seu habitat e trancafiados em jaulas onde sua natureza é reprimida e sem o espaço territorial necessário, vivendo toda uma vida supridos de sua liberdade com seus passos vigiados a poucos metros quadrados, sendo que um tigre de Bengala necessita de uma extensa área  para sua sobrevivência pela caça e reprodução.
Dói-me a alma quando vejo um animal subjugado pelo homem-soberano por trás daquelas grades de ferro andando de um lado para outro durante horas a fio sem poder viver socialmente com seus semelhantes dando asas aos seus instintos de bicho do mato, enquanto as pessoas vão passando ao seu lado enfileiradas e absortas com suas diferenças físicas quando cada um tem seu biotipo, cheiro peculiar, e o olhar com sua naturalidade o que para o ser humano passa a ser um espetáculo e um bom programa de domingos e feriados, porque o bicho é engraçado ou exótico.
É certo que um animal silvestre nativo mantido em cativeiro vive mais do que em seu habitat natural, mas, eu questiono se estes anos a mais não serão penosos para ele?

Abaixo os circos com animais, abaixo os zoológicos


Viva o bicho homem em sua inteligência superior e capacidade intelectual capaz de discernir bem as diferenças e direitos de todo ser vivente na terra, mas retém consigo e a favor de seus interesses um ser sem liberdade.
O ser humano que é capaz de preservar sua identidade e resguardar seus momentos de liberdade em prol de si mesmo, que possui uma genética quase que igual a de certos animais dentre eles o Chimpanzé com 99,4% do DNA do homo sapiens, sendo que o Chimpanzé tem menor semelhança que a de outros primatas, como os orangotangos e gorilas.

É verdade que bicho é um animal assim como o homem é um animal mas, o parâmetro de igualdade a que me refiro é a de que qualquer ser vivente na face da Terra tem o direito de viver sua vida em conformidade e respeito de acordo com sua própria natureza.

Lembrando sobre os direitos dos animais transcrevo aqui dois dos artigos da lei que você poderá conferir na íntegra clicando no link da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS .

    Art. 4º
          Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir. toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.”
    Art. 5º
          Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito

Animais estressados e inquietos após uma viagem de 700km dentro de caixas em um caminhão numa viagem que durou 15 horas

Tigre de Bengala estressado com longa viagem enjaulado
Tigre de Bengala
Urso Pardo domesticado para Circos
Urso Pardo

O Zoológico de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (1º) nove animais vindos de Salete (SC). O zoológico catarinense não possuía condições ideias para os bichos. São dois tigres de bengala, um carneiro da Argélia e uma ema. Há também duas espécies que ainda não havia no zoo paulistano - um urso pardo americano e quatro catetos (porco do mato). Eles enfrentaram uma viagem de 700 km. Foram 15 horas dentro de caixas transportadas por um caminhão. Os bichos chegaram por volta de meio-dia desta quinta a São Paulo. Os dois tigres de bengala mostravam sinais de estresse por causa do calor. Eles, juntamente com o urso pardo, foram encaminhados para o setor veterinário do zoo. Os bichos vão ficar em observação e receber hidratação.A previsão é que em torno de 30 ou 40 dias os animais sejam exibidos aos visitantes do Zoológico de.

Elma Carneiro
Imagens da página GI da Globo

Veja a postagem Liberdade aos animais em seu habitat mostrando o que o homem é capaz de fazer com os animais e de como eles tentam “humaniza-los” ao seu bel prazer porque acham engraçados... bonitinhos... interessantes... para se divertirem ou obter ganhos, clicando na imagem abaixo.


0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma