Cássias-amarelas vestem Goiânia

.
Goiânia é considerada a cidade mais arborizada do País e a segunda no mundo. A capital goiana perde, apenas, para Edmonton, no Canadá, que detém a concentração de 100 m² de árvores por habitante. São cerca de 950 mil árvores, sendo 382 espécies diferentes.


Sabe-se que o Cerrado possui duas estações por ano: uma chuvosa e outra seca. Porém, ao final da estação, mesmo com a secura e umidade do ar baixa, algumas espécies de árvores vestem suas ruas com flores coloridas dos ipês, o jacarandá mimoso a sibipiruna e dando um toque especial está no auge a florada da Cássia-imperial, chuva-de-ouro (Cassia fistula). 
No Centro Oeste com um tempo de estiagem de 6 meses, nos últimos três que antecedem as chuvas, o clima fica extremamente seco com a umidade do ar em até 17 % e a temperatura variando entre 36 a 38°C, instala-se um ar de melancolia por entre suas ruas que por mais arborizadas sejam, até os pássaros normalmente alegres e barulhentos são pouco vistos.
A população anseia por chuvas, porém, se não fosse o tempo de estiagem não poderíamos ter o privilégio de nos encantar com tamanha beleza das nossas árvores como é o caso dos ipês que só dão sua florada com os últimos suspiros da estação seca.


Mais árvores de flores amarelas que enfeitam as ruas da cidade anteriores a Cássia-amarela desta postagem.

Outras árvores da época:
.Ou

Ipê amarelo



Sibipiruna



0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma