Banha de galinha - Uma fruta do bioma Cerrado

Árvore do Cerrado do fruto banha-de-galinhaO Cerrado possui uma diversidade de frutas ainda desconhecidas para aproveitamento. Banha-de-galinha é o nome popular desta árvore da família das Fabáceas (ex-Leguminosas), que ocorre em áreas de Cerrado. Também é chamada de Pacova-de-macaco. O nome científico é: Swartizia Langs-dorffi.
A árvore de banha-de-galinha é pequena e notável pelos frutos muito grandes (tamanho de uma manga comum) com arilos polposos, cor de laranja, de casca externa bastante resistente, e tem 4 a 5 sementes por fruto, muito suculentas de sabor e cheiro repugnantes ao homem, porém muito apreciados pela fauna, principalmente as antas.
Apesar de a polpa deste fruto ser tradicionalmente consumida por populações tradicionais, poucos relatos são encontrados sobre essa fruta visualmente muito intrigante.
A Swartzia possui efetiva atividade antioxidante e também demonstrou atividade contra o Biomphalaria glabrata, um importante molusco intermediário hospedeiro do esquistossomose ou Barriga-D'água.


Imagens: Elma Carneiro

.

Você poderá conhecer também, mais um fruto do Cerrado - o Araticum - clicando na imagem abaixo

.
 .


.

43 comentários:

  1. Elma, não sei se ainda se lembra de mim, mas cá estou para lhe desejar um Feliz Natal e um Ano Novo de muita harmonia, paz e saúde.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Um dia comi e passei muito mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando era criança comi desta fruta, meu Tio me disse para comer poucas pois a fruta faz vomitar , comi até encher a barriga, kkkk. Vomitei em todo mundo no carro, ficaram gozando de mim.

      Excluir
  3. Deliciosa essa fruta. Bem docinha! Mandei umas fotos dela para o pessoal da Embrapa, querendo saber o nome dela, e eles me passaram esse link para conhecer mais da fruta.
    Parabéns pelo site e pelas informações!
    Busco mudas de frutas do cerrado para plantar em uma pequena chácara.
    Abs.
    Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE TEMOS MUDAS E SEMENTES DE FRUTAS DO CERRADO SEGUE O NOSSO CONTATO :(21)997852489 / pesqueirarui6@gmail.com.
      RUI PESQUEIRA

      Excluir
  4. Amigo sabem qual o valor do quilo dessa fruta? e se ela e comercializada tem uma arvore desse fruto na minha fazenda q e gigante e esta ate perdendo queria ver se era comercializada.

    ResponderExcluir
  5. Conheço muito bem esta fruta. Ela é muito doce e enjoativa. Moro em Goiânia e aqui pertinho de casa no Bosque Botafogo tem um pé. Não sabia da sua propriedade medicinal. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. onde consigo sementes dessa planta obrigado estou em uberlandia minas gerais .

    ResponderExcluir
  7. Sou paulistano, moro em Goiânia e um dia vi este fruto no parque Flamboyant e resolvi experimenta-lo.
    Achei uma delícia, apesar de ser enjoativo e doce.
    A natureza é perfeita. Fruto que tão doce e enjoativo faz que comemos pouco dele, uma que vez que o excesso faz mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gosto de maracujá, um pouco mais forte, acho que algumas indústrias até usa essa fruta, quando da escacês do maracujá. Mas ela tem quase as mesmas propriedades nutricionais que o maracujá.

      Excluir
  8. conheci essa fruta agora comi e quase morri de dor de barriga ,ela e comestivel mesmo



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claudia sousa

      A Banha de galinha pareceu-me uma fruta que deve ser ingerida com moderação. Uma vez a comi e não me senti bem, pois deu dor de barriga, mas não tive vômitos.
      Essa fruta é evitada por quem já experimentou e não se deu bem, mas, para tirar a prova dos nove vou comer mais uma vez para ter certeza absoluta.

      Um abraço a todos.

      Excluir
    2. Eu comi umas 5 . Até agora não me deu dor de barriga, o máximo que me deu foi um pouquinho de enjoo. Mas nada demais .!

      Excluir
    3. Tem realmente gosto destes sucos de maracujá de caixinha .
      Mas se der dor de barriga mesmo vou dar pra minha mãe como laxante . Kkk

      Excluir
  9. Aqui na Extremo Sul da Bahia, a identificamos com Swartzia macrostachya. Creio que seja a mesma porém com morfotipos diferentes.

    ResponderExcluir
  10. Luciana Gomes

    A Swartzia macrostachya ou Manga-brava, grão-de-bode e também conhecida na Bahia como banha de galinha, não é da mesma árvore dessa postagem. Parece mais não é.
    Eu mesma estive debaixo da árvore que fotografei assim como os frutos.
    A banha-de-galinha do Cerrado (Swartizia Langs-dorffi) tem a casca lisa como uma manga e as folhas das duas árvores são bem diferentes uma da outra como constatei na minha pesquisa, a parte comestível do interior do fruto parece um pouco, mas há diferenças.
    Porém, devem ter algum parentesco.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Luciana eu também ví pequenas diferenças. Não dá pra ver a folha da publicação que você diz que é diferente. Você tem foto. ?

      Excluir
  11. Ela a fruta daqui é quase igual a diferença é que a casca não é tão lisa.o resto confere .essa daí parece ser um pouco mais redonda.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Celma Aguiar

      Para conferir melhor, aqui o endereço que encontrei da Swartzia macrostachya - Fabaceae-Faboideae : Manga-brava, grão-de-bode.

      http://biochapada.blogspot.com.br/2013/05/swartzia-macrostachya-fabaceae.html

      Aqui as folhas da Swartizia Langs-dorffi - banha-de-galinha.

      Isolei uma parte da foto para ampliar as folhas e veja clicando "AQUI".

      Excluir

  12. Ambas são do gênero botânico da Swartzia, pertencentes à família Fabaceae.

    ResponderExcluir
  13. Conheço parte do cerrado Brasileiro, mas, não vi essa fruta. Acho que ela pode curar muitas doenças. Gostaria de encontrar somente às sementes para plantar em meu sítio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela Silva
      Sei de alguém que vende sementes dessa fruta, ele é meu amigo no Facebook.
      Para entrar em contato com ele, use o endereço abaixo:

      https://www.facebook.com/raposadocerrad?fref=ts

      .

      Excluir
  14. Moro em um sítio no município de Abadiânia-Go. Aqui no sítio tem 3 pés e não nada sobre ela. Agradeço ao Caliandra do Cerrado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE AMIGO SERIA POSSÍVEL CONSEGUIR SEMENTES DESTA FRUTA COM VOCE
      FICARIA MUITO FELIZ EM COMPRAR OU TROCAR POR SEMENTES DO SEU INTERESSE SEGUE MEU CANTATO;(21)997852489 /pesqueirarui6@gmail.com
      RUI PESQUEIRA

      Excluir
  15. Peguei umas no final de semana no sítio, meu avô falou pra tomar cuidado e comer poucas, porque em excesso dava dor de barriga. Aconteceu com meu primo.
    Eu já comi e vomitei, mas tinha sido só uma. Acho que vai do organismo de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown

      Essa fruta deve ser ingerida moderadamente. Melhor não comê-la, pois na maioria das vezes ela faz mal.

      Excluir
  16. Ela e comestivel? Na minha casa tem um pe e colhi varias frutas.

    ResponderExcluir
  17. EU MINHA MÃE E MINHA ESPOSA ACABAMOS DE COMER VOMITAMOS E DEU DIARREIA SO SEI DE UMA COISA SE NÃO MATAR ENGORDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui au lado da minha casa tem um pé enorme cheio dessa fruta fiquei curiosa pra a origem dessa perguntei e perguntei para alguns vizinhos e ninguém soube me informar então resolvi postar no Facebook e me passaram a informação que era a tal banha de galinha eu só abrir ela e sentir o aroma dela é muito cheirosa mas eu não tive coragem de comer e sabendo que vou sentir dor de barriga acho que nem vou provar Mas foi muito bom obter informações Pois é uma fruta muito bonita a natureza é realmente perfeita

      Excluir
  18. Elma, bom dia!
    Querida, eu fiquei impressionado com a flor Para-tudo (Gomphrena officinalis). Encontrei uma dessas em uma trilha que faço de bicicleta em Valparaíso de Goiás, na verdade eram duas na mesma planta, e me sinto na obrigação de informar as pessoas que também passam por lá para que possam preservá-la. Estou pensando em copiar o texto de sua autoria e coloca-lo em uma placa para mostrar a importância dessa espécie. Você permite que eu proceda dessa forma?

    Tenho as fotos no Facebook.

    Um abraço e obrigado por me informar sobre essa beleza da natureza!

    Reynaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reynaldo dos Santos

      Bom dia, fique a vontade para usar o texto. Ele não é meu, consegui as informações sobre essa planta ao fazer a pesquisa.
      Gostei na sua iniciativa, vá em frente. Nosso Cerrado é mesmo maravilhoso e a variedade das plantas nos enche os olhos e a alma.

      Um abraço.

      Excluir
  19. Onde posso conseguir sementes desta fruta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo tem 8 arvores deste fruto, fica em Inhumas - GO

      62 984284976
      pablo.barbosa@hotmail.com

      Excluir
  20. Bom dia!!! Existe pouco estudo sobre esta planta e por isso ela é relacionada com pacova-de-macaco, banha-de-galinha. Acredito que em um estudo mais aprofundado, haverá uma classificação específica. o fruto da foto é da caliandra do cerrado e tem um sabor adocicado e paladar agradavel que fica parecido com o pequi cru e o aroma é gostoso de sentir, não sei em ambientes fechados. Já a pacova-de-macaco tem o fruto mais parecido com um inga grosso no formato de jatobá, a folha também tem diferenças, da caliandra é meio que aveludada ao toque e a outra é lisa. Embora cada região tenha um conhecimento diferente o que não deve ser desprezado e sim estudado. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE FRANCISCO VOCE PODERIA ME AJUDAR EM FAZER CONTATO COM PESSOAS QUE QUEIRA TROCAR OU VENDER SEMENTES DESTA FUTA. SEGUE MEU CONTATO;
      (21)997852489 /pesqueirarui6@gmail.com
      RUI PESQUEIRA.

      Excluir
  21. Eu como apenas uma fruta desta ..passei muito mau..e todos amigos que comeram todos passaram mau ...creio que pode ser mortífero..pq nós comemos muito pouco e quase paramos no hospital
    ..uma dica se ver uma fruta desta corra creio que possa ser mortal

    ResponderExcluir
  22. Comi só pra experimentar. Achei docinha e gostosa, mas é enjoativa. Depois de umas duas horas estou tendo um enjoo terrível!!! Só de lembrar dá vontade de vomitar.

    ResponderExcluir
  23. Na fazenda tem 2 pés q meu pai plantou e não chegou a colher os frutos. Minha mãe não aconselha o consumo pq nenhum animal come por isso ela acha q é venenosa. Mas pelo q li ela é comestível, porém consumir com moderação devido os efeitos gastroinstestinais causados por ela.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma